terça-feira, 1 de julho de 2008

Qual a diferença entre ciclone, furacão e tufão?

O devastador ciclone Nargis, que nesta semana atingiu Mianmar (país do sudeste da Ásia), não é diferente de um tufão ou furacão. Na verdade, trata-se de nomes diferentes para um mesmo fenômeno climático básico.

Os chamados ciclones, tufões e furacões são todos tempestades giratórias violentas que, coletivamente, ganham o nome de ciclones tropicais. Eles se formam sobre águas tropicais quentes e a velocidade do vento no olho do ciclone pode chegar a 120 km por hora.

As tempestades são nomeadas de acordo com listas sazonais mantidas pelas agências de meteorologia responsáveis por monitorar a bacia onde os ciclones se formam.

Os furacões começam no Atlântico, Caribe e noroeste do Pacífico, enquanto tufões formam-se no oeste do Pacífico e no sudeste do Oceano Índico. Se um desses "monstros" se desenvolve em certas partes do Oceano Índico ou em parte do sudoeste do Oceano Pacífico, ele se encaixa em uma das três variações do termo genérico ciclone.

Tufões, furacões e ciclones giram todos na mesma direção, anti-horária, se forem formados no hemisfério norte. As tempestades que giram no sentido horário formam-se no hemisfério sul, apesar de serem extremamente raras na bacia do Atlântico e mais comuns no Oceano Índico e na costa da Austrália, segundo informações do site LiveScience.

Fonte: http://www.terra.com.br

sábado, 21 de junho de 2008

Jaboticaba faz mt bem p/ coração!


Por Regina Pereira

A química Daniela Brotto Terci nem estava preocupada com as coisas que se passam com o coração. Tudo o que ela queria, em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior paulista, era encontrar na natureza pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria alimentícia. E, claro, quando se fala em cores a jaboticaba chama a atenção.

Roxa? Azulada? Cá entre nós, jaboticaba tem cor de...jaboticaba. Mas o que tingiria a sua casca? A cientista quase deu um pulo para trás ao conferir: "enormes porções de antocianinas", foi a resposta. Desculpe o palavrão, mas é como são chamadas aquelas substâncias que, sim, são pigmentos presentes nas uvas escuras e, conseqüentemente, no vinho tinto, apontados como grandes benfeitores das artérias. Daniela jamais
tinha suspeitado de que havia tanta antocianina ali, na jaboticaba aliás, nem ela nem
ninguém.

"Os trabalhos a respeito dessa fruta são muito escassos", tenta justificar a pesquisadora, que também mediu a dosagem de antocianinas da amora. Ironia, o fruto da videira saiu perdendo no ranking, enquanto o da jaboticabeira...

Dê só uma olhada (o número representa a quantidade de miligramas das benditas antocianinas por grama da fruta):

  • jaboticaba: 314
  • amora: 290
  • uva: 227.

As antocianinas dão o tom. "Se um fruto tem cor arroxeada é porque elas estão ali", entrega a nutricionista Karla Silva, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro. No reino vegetal, esse tingimento serve para atrair os pássaros. "E isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie", explica Daniela Terci, da Unicamp.

Para a Medicina, o interesse nas antocianinas é outro. "Elas têm uma potente ação antioxidante", completa a pesquisadora de Campinas. Ou seja, uma vez em circulação, ajudam a varrer as moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para a gente compreender por que a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Ultimamente surgem estudos apontando uma nova ligação: as tais substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.

Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. Tudo bem, engolir a capa preta também é difícil. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geléias. A boa notícia é que altas temperaturas não degradam suas substâncias benéficas.

Os sucos, particularmente, rendem experiências bem coloridas. A nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba, interior paulista, dá lições que parecem saídas da alquimia. "Misturar a jaboticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada", ensina. "Já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado". As variações ocorrem devido a diferenças de Ph e pela união de pigmentos
ácidos.

Mas vale lembrar a velha máxima saudável: bateu, tomou. "Luz e oxigênio reagem com as moléculas protetoras", diz a professora. Não é só a saúde que sai perdendo: o líquido fica com cor e sabor alterados.

Aliás, no caso da jaboticaba, há outro complicador. Delicada, a fruta se modifica assim que é arrancada da árvore. "Como tem muito açúcar, a fermentação acontece no mesmo dia da colheita", conta a engenheira agrônoma Sarita Leonel, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. A dica é guardá-la em saco plástico e na geladeira. Agora, para
quem tem uma jabuticabeira, que privilégio! A professora repete o que já diziam os nossos avós: "Jabuticaba se chupa no pé".

O branco tem seu valor

A bioquímica Edna Amante, do laboratório de frutas e hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina, destaca alguns nutrientes da parte branca e mais consumida da jaboticaba. "É na polpa que a gente encontra ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas".

Ufa! E não só nessa polpa, mas também na casca escura, você tem excelentes teores de pectina. "Essa fibra tem sido muito indicada para derrubar os níveis de colesterol, entre outras coisas", conta a nutricionista Karla Silva. A pectina, portanto, faz uma excelente dobradinha com as antocianinas no fruto da jabuticabeira. Daí o discurso inflamado
dessa especialista, fã de carteirinha: "A jabuticaba deveria ser mais valorizada, consumida e explorada". Nós concordamos, e você?

A jaboticabeira

Nativa do Brasil, ela costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento. "A espécie é encontrada de norte a sul, desde o Pará até o Rio Grande do Sul", diz o engenheiro agrônomo João Alexio Scarpare Filho, da Esalq. Segundo ele, a palavra jabuticaba é tupi e quer dizer "fruto em botão".

A invenção é esta: vinho de jabuticaba. O nome não deixa de ser uma espécie de licença poética, já que só pode ser denominado vinho pra valer o que deriva das uvas. Mas, sim, existe um fermentado feito de jaboticaba que, aliás, já está sendo exportado. "O concentrado da fruta passa um ano inteiro em barris de carvalho," conta o farmacêutico-bioquímico Marcos Antônio Cândido, da Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia, Goiás.

A jaboticaba é a matéria-prima de delícias já conhecidas, como a geléia e o licor, e também de uma espécie de vinho. Quem provou a bebida garante: é uma delícia.

Em 100 gramas ou 1 copo:

  • Calorias 51
  • Vitamina C 12 mg
  • Niacina 2,50 mg
  • Ferro 1,90 mg
  • Fósforo 14 g .

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cola caseira

Para fabricar essa cola, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1/4 de copo de água morna (ou use forno microondas)
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
  • 1 funil feito de parte de uma garrafa descartável
  • 1 coador de papel (para café)
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 copo ou xícara que possa ir ao microondas
Como fazer?

Primeiramente, peça ajuda de um adulto!

  • Dissolva o leite em pó na água.
  • Em seguida, adicione as duas colheres de vinagre e mexa bem.
  • Leve ao forno microondas e aqueça por 10 SEGUNDOS.
  • Tire do forno e mexa bem! Você vai ver que aparecem duas fases no copo - uma fase com um líquido amarelado e outra com uma massa branca. Caso não tenham se formado as duas fases, aqueça por mais 10 SEGUNDOS - Cuidado: não são minutos, são segundos! Não aqueça demais para não se queimar!!!
  • Coe em um filtro de papel, usando uma garrafa reciclável de plástico cortada, como mostra a figura ao lado. Use a parte da boca da garrafa invertida para fazer um suporte para o filtro de papel e a parte de baixo, para recolher o líquido após coar a mistura.
  • Lave a massa que está no coador com um pouco de água.
  • RESERVE APENAS A MASSA QUE FICOU NO COADOR. O LÍQUIDO PODE SER JOGADO FORA.
  • Passe uma água no copo que continha o leite e coloque essa massa branca dentro do copo. Se a massa ficou muito dura, coloque um pouquinho de água.
  • Junte o bicarbonato de sódio e misture bem. Pode ser que apareçam algumas bolinhas mas se continuar misturando, elas desaparecem. Essas bolhas indicam que ainda tinha um pouco de vinagre na massinha branca, que reage com o bicarbonato.



E está pronta sua cola! Agora você pode usá-la em papel ou madeira. Procure guardá-la em potes fechados, dentro da geladeira, para evitar que estrague rápido, pois essa cola dura menos que a cola que compramos na papelaria.

Como isso aconteceu?

A caseína é a principal proteína do leite. É bastante solúvel em água por se apresentar na forma de um "sal de cálcio". Mas, sua solubilidade é afetada pela adição de ácidos (vinagre) que altera sua estrutura e faz com que essa proteína precipite. Por isso, ela se separa da fase líquida do leite quando você adiciona o vinagre. Essa fase líquida é chamada de "soro".

Quando se adiciona o bicarbonato de sódio, forma-se um "sal de sódio" que tem propriedades adesivas, Além disso, como reage com ácidos, o bicarbonato elimina resíduos de vinagre da cola. A cola de caseína tem um grande poder de adesão e, como você viu, pode ser preparada com facilidade.


* Hoje essa cola é usada para colar rótulos em garrafas de vidro (de cerveja, champanhe e alguns vinhos) e para aumentar as características adesivas de tintas. Apesar de seu grande poder de adesão, não tem sido usada em móveis pois pode causar manchas na madeira.


Para mais experiências como esta, acesse: http://www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Sapo Wolverine



Wolverine, o grande herói dos X-Men, pode ser o melhor no que faz -- mas não é mais o único. Cientistas descobriram que algumas espécies de sapos africanos liberam suas garras rasgando a própria pele. Um comportamento típico do baixinho invocado do grupo de mutantes dos quadrinhos.

Os animais e suas garras já eram conhecidos há um bom tempo. Mas agora o grupo liderado por David Blackburn, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, detalhou como é que eles atacam.

Por quê? Bom, porque David foi atacado. Ao pesquisar a espécie em campo na África, ele percebeu que toda vez que tentava pegar um dos sapos, eles chutavam e arranhavam com força. Foi ali que percebeu algo de diferente. Quando voltou para casa, foi para o museu da universidade e estudou os espécimes preservados que havia no laboratório.

Normalmente, a garra do bicho fica escondida atrás de um pequeno nódulo logo abaixo da ponta dos dedos do animal. Quando ele é atacado, no entanto, ela é lançada, rasgando o nódulo.

Agora, os pesquisadores querem saber se ele também é capaz de outro feito de Wolverine: a regeneração. Toda vez que o herói mutante guarda suas garras, sua pele é regenerada. Os cientistas acreditam que o mesmo pode acontecer com esses animais.

Fonte: http://g1.globo.com

terça-feira, 27 de maio de 2008

Ave Lira (pássaro imitador)

Os papagaios e araras são aves que ouvem o som e tentam imitá-lo.
Porém, a Ave Lira é um profissional comparado aos papagaios. Ela não ouve e tenta imitar. O método do pássaro imitador é bem mais complicado. Ele tem penas finas e ultra-sensíveis na cauda, que funcionam como antenas. Elas sentem o som e convertem a informação em uma freqüência modulada que o pássaro imitador usa para gerar o som. Observe-o imitando os sons da máquina fotográfica e da serra elétrica.

Fonte: http://www.mundogump.com.br
Vídeo:
apresentado por David Attemborough, modificado pelo Gafanhoto Verde.

Quer saber mais sobre aves como essa? Vá no lado direito dessa página (Sites interessantes) e procure por: TUDO SOBRE AVES. É um site cheio de informações sobre as mais diversas aves existentes ou já extintas. Vale a pena conferir!

Veja o vídeo da AVE LIRA:

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Um frango pode viver sem cabeça?

Pode - mas só por algum tempo e em circunstâncias muito especiais. O exemplo é Mike, um galo que ficou famoso justamente por ter vivido um ano e meio depois de lhe cortarem a cabeça. O fato aconteceu em setembro de 1945, na cidade de Fruita, no Colorado (Estados Unidos). O fazendeiro Lloyd Olsen cortou o pescoço da ave a pedido da mulher, que queria prepará-la para o jantar. Mas o frango continuou vivo. Olsen o alimentava com um conta-gotas, dando-lhe milho e água diretamente na abertura do pescoço.

Mike foi tema de reportagens da Life e da Time e viajou pelos Estados Unidos sendo exibido pelo dono como The Headless Wonder Chicken. As pessoas pagavam para vê-lo andar enquanto sua cabeça era exibida dentro de um vidro com formol. Cientistas da Universidade de Utah, em Salt Lake City, depois de estudarem Mike, concluíram que o corte - muito mal feito - poupara a jugular e a maior parte do tronco cerebral e massa encefálica. Assim, o galo continuou vivo por mais um ano e meio - e até engordou: em pouco meses, passou do 1,5 kg inicial para 3,5 kg.

De acordo com notícia publicada no jornal El Mundo, Mike morreu num quarto de motel no Arizona. Na época da reportagem, o jornal ouviu um especialista: afinal, um frango pode viver sem cabeça? "Pode viver se o corte não prejudica o tronco cerebral, ainda que olhos, bico, lígua e ouvidos sejam destruídos, e se o corte afetar apenas os vasos secundários", disse Indalecio Ruiz Calatrava, professor de veterinária da Universidade de Córdoba. "Assim, a hemorragia pode cessar, e se o animal for alimentado manualmente, poderia viver por algum tempo, sim".

Mike virou uma lenda, tem estátua em sua homenagem na cidade e seu "espírito de luta" é celebrado anualmente em Fruita, na terceira semana de maio, com um festival. Mike tem, inclusive, um site: www.miketheheadlesschicken.org/

Fonte: site do Terra

FOTO DE MIKE - O GALO SEM CABEÇA

domingo, 25 de maio de 2008

A ESTUPIDEZ HUMANA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Este vídeo, criado por mim, tem como objetivo mostrar em imagens as consequências que a estupidez cega da raça humana tem gerado ao nosso planeta. Nossas vidas também estão em jogo, ma so homem nem com isso se importa. Mal sabe ele que o dinheiro e o poder não compram saúde e segurança, no meio desse mundo de poluição, guerras e desastres. Espero que com isso, alguns ainda não-sensibilizados com essa situação, consigam enxergar o tamanho das atrocidades do homem. E para aqueles que já fazem a sua pequena, mas muito importante, parte nessa luta pela natureza e pela vida, mãos-a-obra! Continuem! Com conscientização e, principalmente, AÇÃO, conseguirmeos mudar esse nosso trágico fim.


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Pólo Norte pode ficar sem gelo em 2008!!!


O pólo Norte pode ficar sem gelo neste verão. E, se a previsão de pesquisadores se concretizar, o prazo dado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que projetava a situação para o final deste século, será antecipado em várias décadas.

Para o Centro Nacional de Gelo e Neve dos EUA, a hipótese de o pólo Norte ter todo o seu gelo marinho derretido neste ano é "perfeitamente possível". Segundo o pesquisador Mark Serreze, tudo depende do padrão de clima. "Um padrão quente, como o que tivemos no verão passado, irá aumentar as chances. Um padrão mais frio irá ajudar a manter a cobertura de gelo no pólo Norte", disse.

Cientistas do Japão também alertam que o gelo do Ártico está derretendo rapidamente. A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial afirma que a área coberta por placas de gelo no oceano pode encolher neste verão e se tornar a menor desde 1978, quando a observação por satélites começou.

Parte do gelo marinho derrete todo meio de ano (no verão setentrional), para recongelar depois. No entanto, sob a influência do aquecimento global, a porção que derrete é cada vez maior, e a que recongela, cada vez menor.

Em setembro do ano passado, a capa de gelo marinho do Ártico quebrou todos os recordes e encolheu mais de 1 milhão de km2 (ou quatro vezes a área do Piauí) em relação ao valor mínimo registrado anteriormente. Com isso, foi aberta pela primeira vez a Passagem Noroeste, almejada rota marítima entre Europa e Ásia por onde até então não era possível passar. Para Serreze, essa abertura pode ocorrer novamente, "mas ninguém realmente sabe".

"É uma aposta certa, entretanto, que com o passar das décadas ficará cada vez mais aberta."

Segundo o estudo dos EUA, a média de extensão de gelo em abril de 2008, período da primavera, não foi a mais baixa dos últimos tempos, mas está abaixo da média para este mês entre os anos de 1979 e 2000.

A situação atual é preocupante porque, embora haja mais gelo do que em 2007, o declínio tem sido muito rápido --a taxa de redução de gelo no mês passado foi de 6.000 km2 (equivale à perda do território do Distrito Federal) ao dia.

Parte da explicação, segundo o centro americano, é o calor que marcou abril no oceano Ártico e adjacências. Em algumas áreas, as temperaturas ficaram 5ºC acima da média.

Outro problema é que a cobertura de gelo nesta primavera tem uma proporção elevada de gelo fino, com um ano de idade. Cerca de 30% do gelo com um ano sobrevive ao verão, contra 75% do gelo mais velho. Para evitar bater o recorde de 2007, mais de 50% do gelo com apenas um ano teria de sobreviver. Isso, porém, só ocorreu uma vez nos últimos 25 anos, em 1996.

As projeções do Centro Nacional de Gelo e Neve não são animadoras. Em setembro passado, havia 4,28 milhões de km2 de gelo. Ao aplicar as taxas médias para as condições atuais, no final deste verão haverá 3,59 milhões de km2. Se as taxas forem como as de 2007, restarão 2,22 milhões de km2.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u401292.shtml

sábado, 17 de maio de 2008

Pense de novo...e de novo...

"O aquecimento global não é um fenômeno natural, mas um problema criado pelos homens. Qualquer pequena tora de madeira, cada gota de óleo e gás que os seres humanos queimam são jogados na atmosfera e contribuem para as mudanças climáticas.

Essa é a mensagem de Mundo, o primeiro vídeo da trilogia Pense de Novo."

Texto acima e vídeo retirados do site do WWF - Brasil (http://www.wwf.org.br)
Vale a pena ver como ficará nosso planeta se continuarmos com nosso egoísmo humano. Assista:


sexta-feira, 16 de maio de 2008

Afogando-se nas próprias águas ...


Sabemos que o efeito estufa, o aquecimento global, o problema do desmatamento e muitos outros fatores, vêm destruindo aos poucos o nosso planeta Terra há vários anos. Infelizmente, somente agora, os olhos dos homens estão se voltando para essa questão vital para todos nós. Tarde demais? Há tempo para soluções? Bom... tarde, é sim! Mas ainda há solução. Basta que CADA UM faça simples ações diárias, e que todos se mobilizem para solucionar essa questão. O problema é grave, mas a solução é simples: ações! Um simples papel ou uma latinha de refrigerante que jogamos nas ruas, contribue para abalar o nosso planeta inteiro. Quanto mais usamos carros, poluímos os rios, gastamos energia desnecessariamente e desperdiçamos água, mais a Terra vira Lixo. Precisamos nos conscientizar de uma vez por todas, de que todos nós dependemos do planeta para viver, e que se não agirmos agora, logo logo será sim, tarde demais!
Todos esses acontecimentos catastróficos no mundo inteiro não são coincidências. A Terra está tentando nos avisar que se continuarmos tratando-a como lixão, teremos que arcar com as terríveis consequências, que devastarão o planeta inteiro, acabando não só com os animais e as plantas, mas também com a raça humana, de uma vez por todas.
Portanto, tome conta do que é seu, do que é nosso, pois a Terra - vulgo "planeta água" - se afogará nas suas águas, e não haverá botes nem coletes que nos salvarão da morte agonizante.





domingo, 27 de abril de 2008

Origem

Sejam bem-vindos ao
Biophilus Blog!

Do grego: Bio = vida; Philus = amor a, amigo de, afinidade com. Ou seja, o nome deste Blog sugere amor à vida.

Como um ser humano preocupado com o futuro do nosso planeta, e como bióloga preocupada com a manutenção da vida e da natureza, estarei postando assuntos do interesse de todos aqueles que também acreditam que preservar é preciso.

Espero que gostem e utilizem as informações aqui encontradas para fazer algo pelo nosso planeta!

Mãos à obra!